Páginas

Agora também ... Adenomiose

Tudo que eu estou postando aconteceu no começo do ano e agora vejo que muito do nervoso que eu passei poderia ser amenizado com palavras.
Os médicos que falaram "abobrinha", minha mãezinha com a natural falta de tato e pessoas do meu convívio que acham que sabem das coisas.
Sempre tem alguém que diz :
"Se Deus não manda um filho é porque não é para você ter." "Deus quis assim." "Você está exagerando, moma não dói."
Eu nunca digo mais eu tenho focos de adenomiose. Não digo porque os médicos sempre tratam a minha miomatose como mais grave que a adenomiose.

Adenomiose

Esta doença é muito semelhante à endometriose quanto à sintomatologia. Entretanto, sua origem e formas de tratamento são bastante diferentes. Atinge com mais freqüência mulheres com idade entre 35 e 50 anos, sendo que a grande maioria possui filhos antes do diagnóstico já que é graças ao parto ou a antecedentes de curetagem que surge a adenomiose. Após trabalho de parto ou curetagem o endométrio encontra áreas mais frágeis próximas ao miométrio e invade a musculatura uterina. Assim, de forma semelhante à endometriose, o endométrio se desenvolve fora do local de origem, mas nesses casos no meio do músculo uterino, o miométrio.

Diversos estudos demonstraram que a associação entre endometriose e adenomiose é comum. Alguns estimam que cerca de 27% das mulheres com endometriose tenham também o diagnóstico de adenomiose. O polimorfismo do gene FGF-2754C/G (relacionado ao fator de crescimento fibroblástico) mostrou reduzir a chance de uma mulher desenvolver adenomiose e endometriose.

Quadro Clínico

O quadro mais comum são cólicas fortes durante o período menstrual e irregularidade menstrual. Em algumas mulheres observa-se, também dor durante as relações sexuais. Estudos recentes sugerem que a adenomiose pode levar à infertilidade, devido principalmente a alterações endometriais que dificultam a implantação do embrião.
Nunca tinha pesquisado isso. Depois fiquei mais nervosa ainda.









0 comentários:

Postar um comentário