Páginas

Embolização e Miomectomia.

Marquei consulta com o tal médico. O consultório dele fica na cidade vizinha onde eu morava quando conheci o Rafael.
Gostei do médico. Tem o aperto de mão firme e foi muito detalhista ao ver meus exames (os que eu tinha feito antes para a outra médica). Fez muitas perguntas e nessas horas eu amo mais ainda meu namorido lindo. No começo da minha luta eu ficava meio "besta" na frente dos médicos e sobrava para ele responder tudo. Quando veio a pergunta sobre querer ter filhos meu amor respondeu firme : Sim! Ele sempre responde sim para ter filhos, mesmo que não queira tanto quanto eu, acho que faz assim por mim.
Voltando a consulta...
Ele me disse o que são os miomas. Explicando simplesmente, são tumores benignos muito comuns. Disse para eu ficar tranquila porque raramente tinha algum maligno no meio. Explicou também o que é embolização e que eu não poderia fazer já que eu quero engravidar.
Aqui vai uma explicação rápida sobre embolização:

A emboloterapia, ou simplesmente embolização, é uma técnica de radiologia intervencionista que se aplica clinicamente há mais de 30 anos. Basicamente, consiste na obstrução intencional de um vaso em uma determinada região anatômica para impedir que continue passando sangue neste local. Para isto, um fino tubo plástico, denominado cateter, é introduzido dentro do sistema vascular e, mediante orientação de um aparelho computadorizado que emite raios “X” e permite ao médico enxergar através da pele, o cateter é conduzido até o local onde se deseja interromper o fluxo sanguíneo, o que se consegue com a injeção de diferentes tipos de material apropriado como partículas, fluídos, sustâncias adesivas, balões, espirais metálicas, etc.
Desta forma, a técnica de embolização tem sido empregada na medicina para corrigir numerosos defeitos como sangramentos, aneurismas, malformações vasculares, tumores, etc.
Na área ginecológica, a técnica de embolização tem sido também largamente empregada como tratamento principal em vários tipos de situações hemorrágicas como as observadas no pós-parto, nas alterações placentárias, nas malformações vasculares da pelve, no pós-operatório de intervenções ginecológicas, nos tumores malignos e outras situações similarmente comprometedoras da saúde da mulher.


Segundo o médico eu não posso fazer porque a embolização poderia obstruir a artéria uterina e assim não teria como manter um bebê, já que não passaria sangue para ele. Ou ainda dificultar a irrigação dos vasos que alimentam os ovários.
Ele indicou a miomectomia que é a retirada total por meio cirúrgico dos miomas.
Mandou eu fazer novos exames e um Ultrassom transvaginal 3D para contagem dos miomas e definir a localização de cada um e assim facilitar a cirurgia. Criticou o transvaginal que eu tinha e a pouca qualidade do exame, disse para fazer numa clinica em outra cidade (Taubaté - SP) que fica a uma hora mais ou menos daqui.










0 comentários:

Postar um comentário